

Freios
Freios - Manutenção como troca de pastilhas, discos e fluído do sistema e limpeza do conjunto de freios.
Revisar o veículo sem verificar os freios é extremamente arriscado e perigoso, pois o sistema de frenagem sofre desgaste constante diariamente.
Quando da revisão de seu veículo, fique atento a ruídos na frenagem, ao nível do fluido de freio, à perda de eficiência e ao endurecimento do pedal de freio.
Os discos, as pastilhas e o tambor são os componentes atuam diretamente na roda do veículo fazendo com que o carro pare quando se pisa no pedal. Discos e pastilhas, normalmente localizados na parte dianteira, são responsáveis por cerca de 70 a 80% da eficiência do freio de um automóvel. O conjunto de tambor e lona fica alojado na roda traseira.
Dependendo da forma de utilização do veículo, o sistema pode apresentar alguns problema, são eles: vibração e desvio de rota na hora de frear, curso muito longo da alavanca de freio de mão, altura do pedal desregulada (baixa e alta) e constantes barulhos quando se pisa no freio.
Na troca dos componentes do sistema de freio use apenas peças originais. Pastilhas e lonas de freio de marcas desconhecidas podem causar danos irreversíveis, assim como ocasionar desgastes prematuros no disco de freio e no tambor.
Outro componente a ser avaliado é o fluido do freio, responsável por transmitir a pressão hidráulica gerada no cilindro mestre ao sistema. O fluido deve ser substituído a cada ano ou 10 mil km; passando disso a eficiência em acionar os freios começa a cair. Aliás, a falta de fluido pode ocasionar na completa perda dos freios. Ao realizar os serviços de troca do fluido, certifique-se de que o produto utilizado atende às normas reguladoras, seguindo sempre as orientações do fabricante.
Atenção: não se esqueça de pedir aos nossos especialistas uma avaliação do sistema de freios quando estiver em uma de nossas lojas.