

Alinhamento a Lazer
O Alinhamento organiza o grau de abertura e fechamento das rodas. Geralmente o desgaste do pneu é, em grande parte, provocado pelas más condições mecânicas do veículo, o alinhamento como o próprio nome diz, responsável por manter o carro “na linha”.
O alinhamento das rodas, os freios, os eixos e até o chassi do veículo têm influência no comportamento do pneu. Como consequência, uma irregularidade mecânica qualquer, em um desses pontos, provocará um desgaste excessivo ou anormal da banda de rodagem do pneu.
Os veículos ao serem construídos, têm suas rodas colocadas na posição correta de alinhamento, respeitando a máxima eficiência de rolamento, dirigibilidade e esterção. Qualquer mudança que ocorra nessa posição, motivada por impactos (buracos, meio-fio, etc.) e pela constante trepidação, frequentemente resulta em desalinhamento das rodas ou outras irregularidades mecânicas que provocam o desgaste excessivo e anormal.
São quatro os itens envolvidos no alinhamento: convergência, divergência, cáster câmber; todos eles devem ser observados durante o serviço.
Como sabemos a hora de fazer o alinhamento?
Para perceber se o carro precisa ou não ser alinhado, basta notar se há desgaste irregular dos pneus, se o volante está fora de centro e se os pneus vivem cantando nas curvas.