

Balanceamento Computadorizado
No Balanceamento dos pneus os técnicos realizam o equilíbrio entre pneus e rodas, para que haja compensação no conjunto. Aconselha-se ao motorista o balanceamento a cada 5 mil quilômetros rodados.
Existem dois os tipos de balanceamento: estático (cada ponto da circunferência tem o mesmo peso de seu ponto oposto ) e dinâmico (os pontos opostos de cada lado da roda têm o mesmo peso).
Rodas desbalanceadas provocam vibrações no volante, desconforto ao dirigir, perda de tração e estabilidade, dificuldade em manter o veículo na trajetória, desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores, terminais de direção e desgaste prematuro dos pneus. Consequentemente os pneus são danificados e tem sua vida útil reduzida – provocando extremo desconforto ao dirigir.
Como sabemos a hora de fazer o balanceamento?
O ideal é que quando seu carro fizer 5.000km, trocar pneus, feito reparos no pneu ou câmara de ar e ao sinal de trepidação do volante.
É importante salientar que o balanceamento das rodas traseiras é tão importante para o seu veículo, como o das rodas dianteiras. Portanto, não deixe de fazê-lo!